Powered by Bravenet Bravenet Blog

20/1/2014

20:10

Tchivinguiro 2 "CAUSOS" Relação BIBAS/MORSE by Antero Sete

TCHIVINGUIRO + 2 "CAUSOS" A RELAÇÃO BIBASXMORSE...
Para iniciar a semana e a pedido do simpático casal Luísa & Torres e sob a responsabilidade do nosso amigo e colega Calabeto (Carlos Gomes Abreu), aqui vão, segundo a minha memória, os dois "causos" solicitados.
Pelo que me lembro, o primeiro "causo" deve ter acontecido no inicio do ano lectivo ou no 2° trimestre de 1964/65, que me perdoem se a data estiver errada, quando o Julio, pela maioria conhecido por "Morse", aguardava na varanda do 1° andar, do lado esquerdo, estando de frente para o edifício do Internato, a saída do "Bibas" do Pavilhão, ao meio dia fim das aulas no período da manhã, enquanto lentamente subia a rampa em direção ao Internato e ao almoço.
Enquanto o Júlio, de tocaia, meio escondido (não sei porquê, porque ele era o único que tocava trompete o que o tornava facilmente identificável) fazia soar no ar quente o toque que se usava nas touradas para chamar o touro à arena... 
Isso se repetiu por uns dois ou três dias, apesar de que em algumas aulas o "Bibas" ter-se manifestado surpreso pela "coincidência" dos toques soarem apenas quando ele saía do Pavilhão de aulas, o que o levava a desconfiar de que os sucessivos toques eram destinados a anunciar a sua presença!
Que desconfiança infantil, já que as dores desse "causo" também foram sentidas pelo então nosso Director António Nunes Piçarra " Pistola" para os íntimos, que sem mais delongas pespegou 3 dias de "descanso" para o Júlio. E, se me permitem um á parte, pessoal, como o Piçarra gostava de mandar "descansar" aqueles que, como eu, inadvertidamente, desafiavam a sua autoridade. Só para mim fui premiado com 7 dias o que causou muita polémica, entre colegas e Professores, mas isso já são outros "causos".
Vou pedir desculpas ao "Calabeto", mas a estória da origem do apelido "Morse", vai ficar para mais tarde! OK!
Aquele abraço!
0 Comentários.

There are no comments to this entry.

Post New Comment

No Smilies More Smilies »