Powered by Bravenet Bravenet Blog

26/2/2014

22:48

Antonio Jose Tavares "TONDO"...uma figura ....:



"TONDO"...uma figura ....:

Sem ,descortinar o porquê hoje relembrei o “Tondo”,o António, o “Tonho” e revi-o com o seu andrajoso vestuário, o seu escancarado sorriso odontologicamente enfeitado por uma escalavrada dentadura, com que mastigava um pedaço de pão. 

Mostrava o seu contentamento emitindo gargalhadas despropositadas, batia as palmas e dava pequenas corridas circulares quando lhe proporcionavam um cigarrito ou mesmo uma beata.

Normalmente aparecia no intervalo das aulas , na altura em que estávamos a conviver fora do Pavilhão. Logo pedia um cigarro e fazia algumas “momices” para agradar á plateia, parecendo ficar feliz quando se batiam palmas. Aparentava com as suas atitudes comportamentais ser calmo e inofensivo, mas o que é certo é que se irritava quando o incomodavam e então desarvorava a correr deixando no ar manifestações de desagrado, acompanhadas de expressões não entendíveis e, por vezes, arremesso de pedras. Gostava de “macau” e isso uma vez trouxe-lhe dissabores tendo surgido cheio de equimoses, combalido e completamente esfarrapado.

Era o nosso “Tondo” sempre pronto a repetir o que lhe diziam para falar. De forma recorrente e porque não gostava muito do Bento Cristão, quando o desafiavam, dizendo:-“Tondo” !...o “Mano Bento “ é ?...Repetia sempre:…” é fia à puta”! Mesmo na presença do “Xarope” que, com as suas gargalhadas estereofónicas, sublinhava essa resposta.
Que será feito de ti …”Tondo”?….
0 Comentários.

There are no comments to this entry.

Post New Comment

No Smilies More Smilies »