Powered by Bravenet Bravenet Blog

25/3/2014

20:09

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"..."EL CARAPAU"...OU D. FERNANDO CABÊDO MACHADO! by Antero Sete


TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"..."EL CARAPAU"...OU D. FERNANDO CABÊDO MACHADO!

Cá volto eu para exaltar a memória e a figura de um colega que graças ao seu carisma e inteligência marcaram época, não só no Tchivinguiro, mas por todos os lugares por onde transitou.
Podem acreditar amigos e colegas, não é, digamos "chacota", mas sim uma homenagem a uma figura carismática de quem eu me considerei e considero amigo e, por ele também fui considerado!

Como já narrei no "causo" anterior, a expectativa da chegada do "Carapau" ao Tchivinguiro era grande e se por alguns veteranos era ansiosa e alegremente aguardada, para nós semi-bichos mais aquela arraia miuda dos bichos e pelos outros cujo nome da classe já diz tudo, neutros, mantinha-se aquele clima de expectativa receosa da chegada do mito que se transformara em lenda!
E eis que chegou, "Carapau" de nome de baptismo Fernando Gustavo Garcia Cabêdo de Machado, membro da nobreza portuguesa, afirmado por ele mas nunca confirmado por nós outros plebeus.
Logo de chegada já foi "causando", confiscados os copos de vinho que faziam parte do cardápio diário do almoço, dos bichos semi-bichos e neutros das mesas vizinhas à sua, mandando avisar, imbuido na autoridade auferida por 8 matrículas distribuidas pelas quatro Escolas de Regentes Agrícolas, que depois do almoço toda a bicharada, incluindo os neutros, deveriam se apresentar para a "forma" na frente da Escola! 
E nós, cada vez mais incrédulos achando que era muita pretensão de um homenzinho, franzino, de andar meio torto, talvez porque uma das botas tinha um solado e salto mais grosso e alto, para compensar o estrago feito por um touro, um queixo recuado e o lábio inferior escondido sob o lábio superior ( até nisso a natureza o privilegiou facultando-lhe a anatomia para achar o encaixe perfeito dos copos), as longas e largas patilhas enfeitando as duas metades da sua face, a marca da cintura, que nós não sabíamos se começava no peito ou acabava no queixo, realçada por aquelas calças tradicionais do Ribatejo (acho eu), de cintura subida!
Se à primeira vista a sua figura não poderia ser comparada à de um galã de cinema, já o mesmo não poderíamos dizer do seu carisma, inteligência, coragem física e mental e sobretudo a sua enorme e natural capacidade para criar "causos", dos quais saí quase sempre em braços mas não de boca fechada!
Este era o "Carapau", já o Cabêdo Machado tem uma outra estória quando, por mim apresentado ao saudoso jornalista e Chefe da Redação do jornal "a Provincia de Angola", Jaime de Figueiredo, se revelou um grande articulista e conhecedor da causa agrícola angolana, com a publicação de interessantes artigos semanais e mais tarde com publicações mais específicas na "Gazeta Agrícola".
Em todos os lugares onde chegava, D. Cabêdo Machado era recebido efusivamente ou com certas reservas, dependendo da condição social de cada lugar mas, uma coisa era certa, carisma, inteligência, galhardia e bravura, não poderia deixar de se lhe reconhecer!
Se os leitores estavam esperando por um ou mais daqueles "causos", um deles já lembrado nesta página pelo nosso colega António Leite Saraiva, que me desculpem pela decepção, mas hoje foi a tarde em que me apeteceu abraçar a "memória" de um colega, companheiro e, sobretudo, amigo D. FERNANDO CABÊDO MACHADO!
Paz à sua alma! Para vocês que me acompanham, aquele abraço!

4 Comentários.

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Manuel António Nascimento Coutinho
Uma foto-cópia do Colega D.CABÊDO MACHADO muito bem escrita.Obrigado Antero por mais um "causo"

Manuel Inacio Nunes
Faço minhas as palavras do "Vôvô", uma descrição do personagem perfeita. Ainda conversei com ele várias vezes aqui em Setúbal onde morava, encontrava-mo-nos várias vezes no transporte público para Lisboa onde ambos trabalhava-mos ele nas Florestas e eu na Hidráulica Agricola, quando se reformou ainda o vi algumas vezes mas a certa altura soube que tinha partido, paz à sua alma.Aguardo ansiosamente pelos teus "causos", Abraço.

Hernani Torrinha
Eu assisti á sua morte e fomos vários colegas ao seu funeral ,demops um alto ao alto no cemitério e foi lindo .Eu ewstava sempre com ele e a ulti ma que li foi a respeito do ataque que ele fez ao josé Saramgo .Inteligência e irreverência esse era o cabedo machado "o carapau "
25/3/2014 @ 20:14

Posted by KLG HERBAL:

KLG HERBAL
29/7/2016 @ 14:16

Posted by Vimax:

Vimax
29/7/2016 @ 14:17

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Post New Comment

No Smilies More Smilies »