Powered by Bravenet Bravenet Blog

01/4/2014

10:13

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...MANHÃ FILOSÓFICA...E PROMESSA DE UM EMBRULHO DE "CAUSOS"! by Antero Sete

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...MANHÃ FILOSÓFICA...E PROMESSA DE UM EMBRULHO DE "CAUSOS"!

Não sei quem é o autor da frase..."que o Tchivinguiro foi a Escola da vida...", o que não deixa de ser verdadeiro porque, realmente, o Tchivinguiro era o ponto de concentração onde arribavam jovens oriundos de todas as regiões de Angola, que na ebulição do fervor da juventude se integraram às pessoas e á vida de quem já lá estava, se aventuraram mato a dentro pelos carreiros nativos abertos pelo palmilhar dos pés descalços e calejados dos habitantes da região, se integrando e tentando compreender e respeitar os seus usos e costumes, mérito esse, o da frase, compreendida na formação ou lapidação do carácter de todos nós o que nos transformou nos homens que hoje somos, espalhados por este mundo de Deus!
Pois muito bem, atribuo essa qualidade de entrosamento com outras gentes, outros povos, outros hábitos e costumes ao facto de no Tchivinguiro termos convivido com pessoas e costumes diferentes daqueles a que estavamos habituados na nossa casa e ao facto, também, de muitos de nós terem ingressado na Escola ainda crianças, 13 anos era a idade miníma para a matrícula, de repente afastados do aconchego e mimos do lar, distribuidos por mães, pais, irmãos e demais família, vendo-se na necessidade de assumir responsabilidades, tomarem decisões, pôr em prática atitudes, se defenderem e progredirem entre alunos mais antigos e vividos, diplomados na escola da vida e dos desenrascanços.
Talvez tenha sido esse conjunto de experiências vividas, o fermento e o cimento das amizades eternas e da união que caracterizam todos aqueles que passaram pelo Tchivunguiro e que tanta admiração causaram e ainda causam, em quem nos conhece e partilha da vida connosco!
Sendo assim, é desse espirito de conjunto de convívio fraterno de colegas, professores, funcionários da administração e do internato, pastores e trabalhadores rurais, povo da nascente e da missão que deu origem ao que nós somos hoje, com os nossos defeitos, duvidas e qualidades mas, sobretudo, muitas virtudes!
Para todos nós, aqui fica a minha exortação de solidarismo e amizade, AO ALTO, AO ALTO!...CHARRUA! E COM MAIS CALOR AINDA...PH!...6,6,6! E PARA TERMINAR, QUEM SOMOS NÓS?...REGENTES EDUCADOS, MUITO QUIETOS E CALADOS! AI SOMOS?...

P.S. Os "causos" ficam para daqui a uns dias!
Aquele abraço!
5 Comentários.

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Carlos Loureiro
É um pouco tudo isso que "dizes", Antero (Sete)....uma grande Escola, diferente de todas.
É difícil - muito mesmo - dizer muito mais... e explicar o porquê de tanta coisa boa que nos aconteceu, sobretudo o grande espírito de união e camaradagem entre os colegas.
É isso.
Feitios!

Hernani Torrinha
Aquela escola foi unica ,já não é mais

José Avelino Dias
Aquele abraço, Antero Gonçalves. Com todas as virtudes e defeitos que um grupo humano pode ter aquela escola FOI e É em todos nós. Marcou-nos para o bem e mal da vida.

Manuel António Nascimento Coutinho
É ISTO MESMO.EU SÓ ANDEI DOIS ANOS NO TCHIVINGUIRO E VIM TERMINAR EM COIMBRA.HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE A CAMARADAGEM E TUDO O QUE O ANTERO E O CARLOS DIZEM.O CONVÍVIO NO TCHIVINGUIRO ERA TOTAL E AQUI EM COIMBRA LIMITAVA-SE QUASE SÓ ÁS AULAS.ERA ESSE CONVÍVIO QUE CRIAVA UMA AMIZADE QUE SE MANTEM PARA A VIDA.DESCULPEM POIS NÃO TENHO OS DOTES DOS MEUS AMIGOS ANTERO E CARLOS .UM BOM DOMINGO.
01/4/2014 @ 10:18

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Antero Gonçalves
Amigo Manuel António Nascimento Coutinho, os teus dotes estão no caracter e na pessoa que és! Não esqueço que quando chegaste ao Tchivinguiro estavas chegando de uma experiência recente, no Canadá, ou será que foi depois de teres saído do Tchivinguiro? Seja como fôr, a tua vivência também contribuiu e está inclusa em tudo o que escrevi. Aquele abraço!

Manuel António Nascimento Coutinho
Depois de terminar em Coimbra é estive um ano no Canadá.Abração

Antero Gonçalves
Manuel António Nascimento Coutinho, grato pelo esclarecimento! Como podes ver a minha memória também é confusa, às vezes! Bom domingo e aquele abraço!
01/4/2014 @ 10:20

Posted by VIMAX CANADA:

VIMAX
19/12/2014 @ 12:37

Posted by KLG HERBAL:

.
29/7/2016 @ 14:15

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Post New Comment

No Smilies More Smilies »