Powered by Bravenet Bravenet Blog

24/4/2014

16:31

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O MELÕES E O ALHO! by Antero Sete

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O MELÕES E O ALHO!


Recebi há alguns dias e:mail do nosso colega José Azevedo "Pica Pau", preocupado com a ausência dos nossos "causos" e como bom amigo, pensando que eu não estava "causando" por falta de "causos", pediu que eu contasse um passado na sua turma, com aquele que foi nosso Professor, o saudoso Dr. Manuel Fernandes "Melões" e do qual guardo saudades, pelo seu espírito jocoso e crítico, no trato dos "causos" "causados" no nosso quotidiano, além de ser um Professor dotado de uma capacidade de comunicação aliada a gestos que muito facilitavam a nossa compreensão sobre as matérias que ele explicava.
Sobre a minha relação com esse Professor contarei no próximo "causo", para que o atual não perca o brilho, perante o brilho do "causo" contado pelo "Pica Pau".
Segundo o "Pica Pau" e <<a propósito do Melões, vou contar-te um "causo" passado na minha turma:
Estava o Melões entretido a contar aquelas estórias da sua vida e trajava, como habitualmente, uma balalaica de cotim e umas calças também de cotim cinzento claro, que por acaso tinham uma nódoa vermelha (tinta da china?) numa das pernas. Contava-nos histórias da sua estadia em Maquela do Zombo, como tenente, os seus problemas com o hemorroidal, de uma fazenda de tabaco que teve à sociedade na região de Quilengues, de umas minas de cobre que demarcara... Mas, infelizmente, nada tinha dado certo.
A certa altura ouviu-se um burburinho na sala, porque estava a passar de carteira em carteira uma mensagem enviada pelo João José Valério Alho. O papelito, continha a seguinte quadra, de autoria do Alho:

No cobre e no tabaco
O homem já teve azar
Também tem hemorróidas no "mataco"
Vê-se à rasca para cagar.>>

E assim foi o "causo" das actividades resumidas do nosso saudoso Professor, faltando apenas acrescentar aquele outro "causo" acontecido naquela fazenda serra-abaixo, também de sua propriedade, em que "uma das suas melhores vaquinhas leiteiras engoliu um pedaço de arame que por descuido foi junto com o feno e que com o passar do tempo a vaquinha foi ficando fraquinha, fraquinha, recusando-se a comer". Preocupado e não sei como, o "Melões" descobriu que ela, a vaquinha, estava com um problema no esôfago. Descoberto o problema, mãos à obra ou melhor, mãos à operação para extração do arame, que foi muito bem sucedida mas, por espanto e isso é que ele "Melões" queria contar, o arame em vez de seguir o curso normal no aparelho digestivo, fixou-se no esófago, formando um anel!
Explicações? Eu não as sei dar e aconselho, meus amigos e colegas a não as ir pedir ao nosso saudoso Professor porque, senão, será um de vocês que nos deixará em breve...
Aquele abraço!

3 Comentários.

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Posted by VIMAX:

great post
10/10/2016 @ 0:05

Posted by KLG PIL:

goods
10/10/2016 @ 0:08

Post New Comment

No Smilies More Smilies »