Powered by Bravenet Bravenet Blog

24/4/2014

16:31

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O MELÕES E O ALHO! by Antero Sete

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O MELÕES E O ALHO!


Recebi há alguns dias e:mail do nosso colega José Azevedo "Pica Pau", preocupado com a ausência dos nossos "causos" e como bom amigo, pensando que eu não estava "causando" por falta de "causos", pediu que eu contasse um passado na sua turma, com aquele que foi nosso Professor, o saudoso Dr. Manuel Fernandes "Melões" e do qual guardo saudades, pelo seu espírito jocoso e crítico, no trato dos "causos" "causados" no nosso quotidiano, além de ser um Professor dotado de uma capacidade de comunicação aliada a gestos que muito facilitavam a nossa compreensão sobre as matérias que ele explicava.
Sobre a minha relação com esse Professor contarei no próximo "causo", para que o atual não perca o brilho, perante o brilho do "causo" contado pelo "Pica Pau".
Segundo o "Pica Pau" e <<a propósito do Melões, vou contar-te um "causo" passado na minha turma:
Estava o Melões entretido a contar aquelas estórias da sua vida e trajava, como habitualmente, uma balalaica de cotim e umas calças também de cotim cinzento claro, que por acaso tinham uma nódoa vermelha (tinta da china?) numa das pernas. Contava-nos histórias da sua estadia em Maquela do Zombo, como tenente, os seus problemas com o hemorroidal, de uma fazenda de tabaco que teve à sociedade na região de Quilengues, de umas minas de cobre que demarcara... Mas, infelizmente, nada tinha dado certo.
A certa altura ouviu-se um burburinho na sala, porque estava a passar de carteira em carteira uma mensagem enviada pelo João José Valério Alho. O papelito, continha a seguinte quadra, de autoria do Alho:

No cobre e no tabaco
O homem já teve azar
Também tem hemorróidas no "mataco"
Vê-se à rasca para cagar.>>

E assim foi o "causo" das actividades resumidas do nosso saudoso Professor, faltando apenas acrescentar aquele outro "causo" acontecido naquela fazenda serra-abaixo, também de sua propriedade, em que "uma das suas melhores vaquinhas leiteiras engoliu um pedaço de arame que por descuido foi junto com o feno e que com o passar do tempo a vaquinha foi ficando fraquinha, fraquinha, recusando-se a comer". Preocupado e não sei como, o "Melões" descobriu que ela, a vaquinha, estava com um problema no esôfago. Descoberto o problema, mãos à obra ou melhor, mãos à operação para extração do arame, que foi muito bem sucedida mas, por espanto e isso é que ele "Melões" queria contar, o arame em vez de seguir o curso normal no aparelho digestivo, fixou-se no esófago, formando um anel!
Explicações? Eu não as sei dar e aconselho, meus amigos e colegas a não as ir pedir ao nosso saudoso Professor porque, senão, será um de vocês que nos deixará em breve...
Aquele abraço!

4 Comentários.

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Posted by VIMAX:

great post
10/10/2016 @ 0:05

Posted by KLG PIL:

goods
10/10/2016 @ 0:08

Posted by Massage for new moms:

I actually appreciate your rendering these details for individuals wanting to get more info about issues
similar to this. Your blog page was well crafted and well investigated, and that is very much valued.
I am often looking for new sites to follow and read regularly. http://tinyurl.com/postnatalmassage64618
12/12/2017 @ 21:52

Post New Comment

No Smilies More Smilies »