Powered by Bravenet Bravenet Blog

09/5/2014

20:27

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O ASSALTO FRUSTRADO! by Antero Sete

TCHIVINGUIRO + 1 "CAUSO"...O ASSALTO FRUSTRADO!

Após este interregno, nada de grave com a minha saúde a não ser um surto de "preguicite aguda" já debelado com a vacina de um "causo" narrado pelo Sergio Cardoso "Gabela" e que segundo ele foi causado por um amigo e colega actualmente tirando leite de vaquinhas, lá para as bandas do Nordeste brasileiro, embora o "causo" tenha sido causado em outras bandas daqui distantes, lá prós pomares do Tchivinguiro.
Numa daquelas noites ociosas de sábado, em que nem sessão de cinema mambembe tinha, um grupo de colegas resolveu se divertir com aquela diversão tão conhecida e praticada por todos nós de arriscar um assalto aos pomares e uma berrida de pedradas e de gritos de "num rôba, minino! num rôba..." soltados pelos guardas muilas.
Organizado o grupo, traçada a estratégia que nem generais debruçados em planos de guerra para subtrair umas dezenas de pêras verdes, lá se abalaram para uma investida em "território inimigo" todos lembrados de que o silêncio era o sucesso da expedição.
Desceu o referido grupo no maior silêncio, cigarros apagados e com o máximo cuidado para não chutar as pedras do caminho (êna pá! Diz lá ó Rui Manuel Cuca, se isto não dava um fado?), quando um dos integrantes do grupo o "gigolô" das vaquinhas (o jargão não é meu, é o que se diz nestas bandas de quem ganha a vida extraindo leite das vacas), antevendo o desarranjo intestinal que a fruta verde lhe iria provocar resolveu, por antecedência, aliviar as suas cólicas e providenciar mais espaço no interior da sua cavidade estomacal, de cócoras, já em "território inimigo", debaixo de uma pereira, enquanto o resto do grupo unido o aguardava a uma distância conveniente para garantir a privacidade do evacuante e ficar longe de possíveis maus cheiros e ruídos desagradáveis...
Parecia que tudo estava normal e o sucesso da "operação" estar garantido quando, de repente, da escuridão da noite brotou um tremendo berro que nem o Adamastor assustando os tripulantes das nossas heroicas naus de outrora, que fez com que os grilos do campo deixassem de grilar, os sapos deixassem de coaxar e o grupo "pernas-pra-que-te-quero" que nem viram a figura do nosso colega atrapalhado, saindo das trevas tropeçando nas calças arriadas, enquanto ia avisando: "não fujam, não fujam, foi uma pêra que caiu na minha cabeça, enquanto estava cagando!",,,só que os guardas também despertaram e não estavam cagando sairam naquela tradicional berrida de pedradas e gritos: "num rôba, minino! num rôba..."
Aquele abraço.

10 Comentários.

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Luis de Almeida
Ehehehehe, ó Terito Antero Gonçalves!... Tu trazes-me cada lembrança!....Abraços!

Manuel Inacio Nunes
Onde "diabo" é que vais buscar todos estes "causos", alguns nem conhecia outros sim,mas de qualquer modo os meus parabéns pois consegues fazer relembrar coisas passadas que se recorda com "Saudade" dos belos tempos que passamos, grande abraço Sete.

Luisa Antas Torres
Peço desculpa de me intrometer mas esse causo é contado aqui em casa há anos.O meu cunhado Rui Grilo foi um dos "larápios".O dito colega e grande amigo, que levou com a pera calhau, justificou a gritaria com: Levei com uma pera nos cornos e julguei que era o porrete do guarda. Abraço

Carlos Gomes Abreu
E, afinal, quem é que levou com a pera-calhau? Quem foi Luísa? Quem foi Torrel? Quem foi Antero?

Rui Manuel Cuca
Eu não fui, porque seria incapaz de assaltar o pomar.....
12/5/2014 @ 0:04

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Antero Gonçalves
Respondendo para todos. Manuel Inacio Nunes como escrevi no inicio da descrição do "causo", quem buzinou no meu ouvido foi o Sergio Cardoso "Gabela". Carlos Gomes Abreu, não vou contar quem levou com a pera-calhau nos cornos, questão de ética (kkkkkkk!) mas posso-te garantir que o dito cujo, que é um colega muito querido, já curtiu e como é feitio dele continua agachado, desta vez atrás das bissapas. Luisa Antas Torres e Torres, o meu carinho muito especial para vocês e obrigado pela vossa contribuição, que se eu tivesse sabido dela a tempo, tê-la-ia usado de certeza. Depois do testemunho do casal Torres, fica aqui bem esclarecido de que eu não minto...só aumento! E para terminar amigo Luis de Almeida, não sei se lamente por teres perdido a oportunidade de seres um Tchivinguirense, ou se dê alvissaras por não teres por lá passado, porque apesar da grande amizade que tenho por ti e das lembranças que dizes que te desperto irias encher esta página de "causos". Por favor, dá lembranças aos "cafecos" do Alto Hama! Para todos aquele abraço!

Ainda voltando aos comentários vou livrar a barra do nosso amigo Rui Manuel Joaquim de Oliveira, também conhecido por Princípe Alberto do Bruco. Ainda não sabem quem é? É um amigo que o Carlos Gomes Abreu rebatizou recentemente com um apelido muuiiiiiiito carinhoso e que eu não vou declinar, mas vocês conhecem-no de antigamente pelo talento para o basquete, mais recentemente pela sua obra poética e vida boémia de Marialva. Pois é nada menos que o Rui Manuel Cuca,! Por garantia do Sergio Cardoso, o Cuca não estava nessa. Aquele abraço.

António José Fernandes Maia
Caro SETE, ficas avalizando os causos do nosso amigo Sérgio, mas sabes bem do quanto ele costuma exagerar, kakakakakak
12/5/2014 @ 0:08

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Antero Gonçalves
António José Fernandes Maia, que é isso meu amigo, eu tenho os dois tu e o Sérgio em muito boa conta! Sei que seriam incapazes de levantar uma calúnia destas, ainda mais se tratando de um amigo. O Torres já disse que estava lá e até enviou a frase certa proferida pelo nosso colega, mas não o entregou. Agora só falta tu me vires dizer que também estavas lá! Eu não acredito...

Luisa Antas Torres
Calabeto não posso denunciar...ele anda por aí e um dia descai-se...abraço para todos

Sergio Cardoso
Sao estes causos que nos dao oportunidade de belas e estrondosas gaitadas,recordacoes essas que nos fazem voltar no tempo,exagerar um pouco para dar mais enfase aos causos,isso conforta-nos, faz-nos sempre jovens esquecendo que a idade e o tempo estao passando. Grande abraco a todos.

António José Fernandes Maia
Como vês meu caro Sete, todos estão contribuindo para o exagero e como bem o dizes, e me conheces bem, em nossas andanças pelo Brasil, não posso assumir que lá estivesse , até porque pelos colegas de Novo Redondo, o Rui Manuel Cuca, nossa referência. mais respeitada, já se manifestou e muito bem por todos nós... Aquele Abraço

Sergio Cardoso
Deixa de tua onda Maia todos sabemos que es muito respeitado no meio Tchivinguirense apesar de algumas controversias. Grande abraco amigo e colega. Pouca gente sabe que nos conhecemos desde 1956.
12/5/2014 @ 0:10

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Sergio Cardoso
Falei no final tarde com o Joao Bstista e diz que num dos regressos de Mocambique passe por aqui paranos ver.Acho alias nao o vejo desde 1967 e tu? As grandes amizades tem que se conservar. Era o Crespo que dizia que a noite lhe dava vontade de se atirar da varanda? Lembro-me que numa das muitas sessoes de bruxas o Grilo da-me uma porrada na cabeca quando me ia esconder no quarto das malas e o sacana todo eutforico grita este esta pronto;cai que nem um sapo..

Sergio Cardoso
Quantos volumes dariam os causos e as banallidades do reinado?

Luis de Almeida
Meu caro Terito Antero Gonçalves, não estive no Tchivinguiro mas interno seminário ali do Quipeio. Éramos para aí uns 200 miúdos e também tínhamos pomar. E essa de assaltar o pomar tmb se passou comigo, porq, durante a noite, lá ia eu mais um amigo assaltá-lo, lá pela meia-noite. Ora, uma bela noite, ao voltarmos, topámos um dos padres com insónia a vigiar o corredor. Tivemos q dar a volta e entrar pela janela!...
12/5/2014 @ 0:12

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Sergio Cardoso
Luis Almeida acho que nao nos conhecemos mas em 1959 entao estudando interno no colegio Alexandre Herculano de Nova Lisboa tendo como diretor o padre Gomes fomos num domingo ao Quipeio para uma partida de futebol. Acho que ganhamos o jogo pois tinhamos craques como o nosso guarda redes Carquejo,os irmaos Joao e Alexandrino,este formou-se Regente Agricola, Joaquim Carreto,Otavio,,Chico do Bailundo,Gomes,Morais,Acurcio r outros mais cujos nomes nao me recordo agora
um grande abraco.
12/5/2014 @ 0:13

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Luis de Almeida
Meu caro Sergio Cardoso, em ...59 eu estava na Escola Gregório Mendes, 59 - em Sá da Baneira. Poratnto, não deve ter sido daí. Mas o nome está cá na cachimónia a rebuscar de onde...!...eheheh Abraços!
07/6/2014 @ 11:51

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Posted by KLG PIL:

goods
10/10/2016 @ 0:01

Posted by VIMAX:

great post
10/10/2016 @ 0:03

Posted by obat ejakulasi dini:

THENK YUO INFORMATION, Thanks for your sharing. I feel this is an interesting article, I laughed a lot. Whenever sad I'll need it, it helps me become love life

Obat Thor Hammer
18/11/2016 @ 7:37

Post New Comment

No Smilies More Smilies »