Powered by Bravenet Bravenet Blog

07/4/2014

17:43

TCHIVINGUIRO + 1 ... "DESEMBRULHO DE CAUSOS"... E AS SUAS RESSONÂNCIAS! by Antero Sete


TCHIVINGUIRO + 1 ... "DESEMBRULHO DE CAUSOS"... E AS SUAS RESSONÂNCIAS!

Quando comecei a escrever estes nossos "causos" movido pela esperança de resgatar o convívio de amigos e colegas que viveram o Tchivinguiro, nunca pensei que amigos que nunca viveram essa experiência e emoção, tais como a Deolinda Santos e a Roseane Rosinha Gonçalves, por exemplo, se interessassem tanto pelos "causos" ao ponto de me chegarem a indagar o que era o Tchivinguiro.! Para elas era uma coisa confusa, meia mistica e maçônica que não conseguiam decifrar o que é ou era o Tchivinguiro e não compreendiam esse envolvimento emocional e camarada que ultrapassou o tempo, fronteiras e países e que eu mesmo, propositalmente, não esclareci completamente, para que elas continuem mantendo nas suas imaginações aquele clima nebuloso e misterioso das "Brumas de Avalon"!
Agora, após a publicação de mais de uma dezena de "causos" vejo-me recompensado pelo esforço de memória, por ter cutucado amigos e colegas com quem não me encontrava há anos, grato por ter despertado a sua curiosidade leiga, sobre algo que era totalmente desconhecido e incompreendido por elas, e que vai continuar sendo,o que me leva a subentender que muitas outras pessoas têm o mesmo interesse em compreender o que nós, família Tchivinguirense somos e o que representamos nos países onde desenvolvemos a nossa capacidade profissional e social!
Em reforço às ressonâncias desses "causos", recebi e:mail do nosso colega, amigo e companheiro de muitas décadas, José Azevedo "Pica-Pau", que devidamente autorizado por ele, reproduzo parcialmente:
" Meu velho Amigo: Para mim, tu estás como a "Irene" entrando no Céu, nas palavras de Manuel Bandeira. Não precisas de pedir licença, podes copiar, reformular, integrar nos teus saborosos "causos" as dicas que por vezes te envio, as quais não passam de simples apêndices ao que por ti foi redescoberto". E, mais adiante ele continua: "Olha: telefonei hoje ao dito protagonista do "foi tu sim" (fez 81 anos em Fevereiro) e podes acrescentar mais um pormenor ao que disse na "mukanda" anterior: o "causo" não foi julgado na Humpata, mas sim no Lubango, pelo juiz Bruto da Costa. E foi nessa acareação que foi proferida a célebre frase: "foi tu, foi tu mesmo", que depois ficou para a história."
E tenho mais revelações a fazer, graças ao "Pica-Pau", que brevemente será Doutor, agora sobre o "Maneco de Capangombe", baseadas em pesquisas históricas que brevemente serão reveladas.
Em homenagem e agradecimento ao nosso colega José Azevedo "Pica-pau", anexo uma foto tirada no almoço de 2012, no Cartaxo, onde estão o Azevedo, sua esposa, grande e compreensiva amiga, Regina e o Matos Pereira, para quem também envio aquele abraço!


4 Comentários.

Posted by Tchivinguiro WebServices:

Antero Gonçalves
Agora sim, aí vai a foto de "DESEMBRULHO DE CAUSOS", JOSÉ AZEVEDO, o que sobra nele, falta ao meu bom amigo MATOS PEREIRA E REGINA, ao meio. Aquele abraço!
07/4/2014 @ 17:49

Posted by OBAT THORS HAMMER:

Posted by VIMAX:

great post
10/10/2016 @ 0:09

Posted by KLG PIL:

thanks
10/10/2016 @ 0:09

Post New Comment

No Smilies More Smilies »